A endodontia é a especialidade odontológica que visa tratar os mais diversos problemas nos canais dentários.
🔴 Lesão periapical (cisto, abscesso, dentre outras)
🔴 Canais extra numerários, que necrosam provocando lesões, por não serem encontrados no primeiro tratamento
🔴 Canais necrosados provocado por cárie ou restaurações profundas
🔴 Pulpite (polpa viva inflamada) no dente com cárie profunda
🔴 Pulpite provocada por algum trauma dentário, que expôs a polpa dentária (conteúdo existente dentro dos canais, com vasos e nervos)
🔴 Dentre outros muitos problemas.
Quando um paciente sofreu um trauma ou cárie dentária profunda, as estruturas internas do dente podem ser atingidas, permitindo que bactérias entrem na polpa, causando uma infecção dentro do dente. Nesses casos é preciso realizar o tratamento de canal, que consiste na retirada de todo o tecido vital (polpa dentária) da parte interna do dente. A polpa dentária é o tecido mole que contém nervos, vasos sanguíneos e tecido conjuntivo. Ela está localizada no interior do dente e se estende da coroa dentária à ponta da raiz região periapical). Dessa forma, é retirada a polpa inflamada, infectada ou necrosada. O tratamento de canal é indolor, feito com anestesia local. Por isso, não causa dor ou incômodos ao paciente durante o atendimento.
Caso o paciente já tenha feito um tratamento de canal que, por algum motivo, não deu certo, é aconselhado realizar o retratamento de canal. Nesse procedimento, é feita a remoção de todo o material obturador antigo e uma nova limpeza e desinfecção dos canais. Para então, poder obturar o dente novamente com segurança e previsibilidade. O retratamento de canal pode ser feito em sessão única.
Em alguns casos é necessário a remoção do pino intracanal pré existente. Esse procedimento é realizado com o auxílio do ultrassom e pontas ultrassônicas específicas, conferindo uma maior segurança e previsibilidade no procedimento.
O acúmulo de pus na região bucal, resultante da presença de alguma infecção nos canais, pode provocar um abscesso. Surgem após a contaminação de determinadas bactérias que prejudicam a polpa dentária. É bem comum que apareçam na região da gengiva. Mas, também pode desenvolver fístula extra bucal, ou seja, na face. O tratamento, na maioria das vezes é simples, no entanto, extremamente importante para a manutenção da sua saúde bucal.
. CRORJ 15.632-2
. 30 anos de Experriência
. Mestrado em Prótese pela São Leopoldo Mandic – Campinas SP
. Pós graduada em Prótese Dentária pela São Leopoldo Mandic – Campinas SP
. Pós graduada em Ortodontia USP-BAURU
. Membro Titular da Academia de Odontologia do Estado do Rio de Janeiro.
Faceorto Odontologia – Clínica Dra. Sandra Vicente
Avenida Ayrton Senna, 2.150 – Bloco F – Sala 202 – CASA SHOPPING – Barra da Tijuca – Rio de Janeiro – RJ
Telefone 021 3325/-5982
021 98850-9997 whatsapp
clinicafaceorto@gmail.com